Consiste na expressão de opinião profissional independente com emissão de relatório de auditoria sobre a adequação das demonstrações financeiras e os procedimentos adotados para sua elaboração, de acordo com as práticas contábeis brasileiras, norte-americanas ou internacionais.
Tem como objetivo a que atesta sobre a totalidade e exatidão dos bens, direitos e obrigações que compõem o Acervo Líquido Contábil de determinada Empresa objeto de aumento de capital, cisão, incorporação ou fusão conforme determinam as leis do País.
Além do enfoque tradicional de avaliação dos controles internos, nossa metodologia está voltada para as necessidades empresariais modernas, abrangendo a gestão de riscos e a gestão operacional e financeira.
Terceirizamos total ou parcialmente sua área de Auditoria Interna, objetivando também a redução de custos e o atendimento à legislação e às políticas corporativas.
O objeto, os procedimentos e a extensão dos trabalhos são definidos pela Administração da sua Empresa em conjunto com a UniQue. Podem ser trabalhos em contas contábeis ou projetos específicos tais como clientes, fornecedores, desenvolvimento de relatórios, análise de interfaces de sistemas de ERP e BI - Business Inteligence, e por indício de fraude, entre outros.
Executamos ou acompanhamos a apuração "in loco" de quantidades, características e localização de itens de estoques e/ou bens do ativo fixo, para fins de adequação de registros contábeis e fiscais, processos de aquisição de empresas, implementação e aprimoramento de controles internos e sistemas de controle, entre outros.
Revisamos as rotinas adotadas para controle das atividades do Departamento Pessoal e Recursos Humanos, que vão do processo de contratação, transitando pela administração da folha de pagamentos (incluindo estimativas contábeis, apuração e recolhimento de encargos incidentes), até o processo de rescisões contratuais, contemplando toda a parte documental, concessão de benefícios, obrigações acessórias entre outros exigidos pelas legislações.
Com o objetivo de suportar a negociação de compra e venda de empresas, consiste na aplicação de procedimentos direcionados nas áreas financeira, tributária, legal e trabalhista para identificação de eventuais riscos que possam alterar de forma significativa a posição contábil, patrimonial ou valor de mercado da empresa objeto da negociação.
Visa transmitir credibilidade tanto aos participantes do evento ou campanha, como ao órgão que atua como agente oficial de controle e concessão de autorizações para realização de campanhas promocionais, e consiste em avaliar os controles adotados no sorteio ou premiação, acompanhar "in loco" a apuração dos ganhadores, verificar o cumprimento do regulamento do evento e elaborar o relatório para os organizadores do sorteio ou da premiação.
Examinamos a natureza, a documentação e a razoabilidade dos recebimentos e dos gastos apresentados nos balancetes financeiros preparados pela Direção do Condomínio ou pela Administradora, e emitimos relatório para o Conselho Consultivo e de Representantes dos Condôminos.